preloder

Revolution No Topia

UMA ESCOLA CRIADA PARA REUNIR ARTISTAS

SEGUE O TOPIA

Difícil saber quem foi que disse primeiro “E se a gente abrisse uma escola?”. Nós éramos jovens recém saídos da universidade e queríamos, sonhadores, trabalhar com filmes de animação. Primeiro, como parecia o caminho a ser seguido, criamos uma produtora, a Fish Films. Isso foi antes de termos noção do trabalho que dá e da quantidade de pessoas necessárias para fazer a produção de uma animação, ainda mais aqui em Curitiba que, em 2015, ficava fora do eixo principal do mercado brasileiro. Quando a gente se deu conta, estávamos procurando uma sala e depois montando mesas e depois comprando computadores e depois indo atrás de professores e tcharaaaaam, Escola Revolution de Artes Digitais.

Parecia uma ideia simples. Formaríamos um espaço de ensino mas, principalmente, de troca, onde pessoas das mais diferentes áreas da criação de histórias pudessem se conhecer e começar a criar projetos juntas e junto com a gente. Começamos, em 2016, a reunir as peças que precisávamos para concretizar o sonho: mudamos pra uma casa maior e chamamos mais gente para nos ajudar (depois, descobrimos que também precisávamos de um cachorro, mas vamos deixar a história do Freela para um próximo capítulo).

Bem rápido, ficou evidente que muitas outras pessoas estavam ilhadas na nossa cidade, querendo encontrar artistas para materializar ideias. A gente cresceu, a Revo cresceu. Aumentam os poderes, aumentam as responsabilidades, todos os fãs de homem-aranha e todos os artistas que se unem e assinam um contrato pra ganhar um CNPJ sabem disso. Em pouco tempo, com o apoio de centenas de pessoas, o que era uma vontade de encontrar e reunir artistas de Curitiba se transformou no desejo de propagar a ideia de que é possível ser artista no Brasil. Criamos um canal no youtube e um site, o Revolution Now, e passamos a difundir conhecimento sobre arte, na esperança de ver mais pessoas começando a estudar, a criar e a colocar suas ideias no mundo.

Funcionou.

Funcionou tanto que daí até o momento de pensarmos “E se a gente fizesse um evento para reunirmos os artistas?” foi um passo quase lógico. Talvez você não soubesse nada dessa história e tenha chegado nesta página pela contramão e sem conhecer a Revo, já que o Topia tem dobrado de tamanho a cada ano. De qualquer forma, essa história não podia faltar aqui porque precisamos que as pessoas saibam disso: o Topia é um evento criado por pessoas que querem dividir experiências. E isso, seja numa salinha com alguns jovens de 22 anos que sonhavam demais ou em um evento com mil pessoas, nunca vai mudar. Porque essa é a essência da Revo e é isso que nós somos: uma escola de artistas para artistas.

NOVIDADES

Se inscreva na newsletter do Topia e fique por dentro de todas as notícias e informações em primeira mão.